Rua Toledo Pizza, 569 - Laguna - Santa Catarina
48 3644-3560 / 8453-4194
contato@pousadarecantofeliz.com.br
Centro histórico
Laguna2
Centro histórico

O Centro Histórico de Laguna tombado pelo IPHAN, em 1985, é formado a partir do porto original e abriga cerca de 600 imóveis. No município, existem 43 sítios arqueológicos.  A colonização açoriana, no Estado de Santa Catarina, resultou em um belo conjunto arquitetônico cercado por lindas praias, e um dos maiores sítios arqueológicos de sambaquis da América, alguns com 35 metros de altura. A cidade – terra natal de Anita Garibaldi – testemunhou importantes momentos da Revolução Farroupilha (1835 – 1845).

A cidade possui edificações carregadas de decorações, vidros desenhados e ferros importados: o telhado arrematado com platibandas ornamentais, balaustradas, e calha para escoar a água das chuvas; o peitoril e a bandeira desaparecem sendo substituídos por massa com motivos decorativos; paredes construídas com tijolos e cal, dando maior precisão e diminuindo a espessura. Estes novos elementos marcaram fortemente o patrimônio arquitetônico de Laguna.

O local onde foi implantada a povoação, no século XVII, é um anfiteatro natural protegido pelos morros da Glória e do Mato Grosso, eixo da praia onde se fixaram colonos vindos da Capitania de São Vicente. Povoado fundado pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto Vicente, em 1678, com a construção de uma capela de taipa dedicada a Santo Antônio dos Anjos. Laguna nasceu em terras de disputa colonial, atendendo a uma solicitação do rei de Portugal que desejava expandir a fronteira do Tratado de Tordesilhas, firmado com a Espanha.

.

Leave a Reply

catorze − treze =